PÁGINA PRINCIPAL
ESPECTÁCULOS
ACTOS COMPLEMENTARES
FICHA TÉCNICA
BILHETEIRA

TEATRO

MENINA ELSE

ARTHUR SCHNITZLER
encenação de CHRISTINE LAURENT

  TEATRO DA CORNUCÓPIA - LISBOA | PORTUGAL 


MENINA ELSE
MENINA ELSE

MENINA ELSE
MENINA ELSE

Voltar atrás...


A encenadora e cineasta Christine Laurent – colaboradora regular do Teatro da Cornucópia (dirigiu Barba Azul, Diálogos sobre a pintura na cidade de Roma, O lírio, D. João e Fausto, O ginjal e Os gigantes da montanha) – trabalha com a actriz Rita Durão e com a cenógrafa Cristina Reis a adaptação para teatro de Menina Else, romance do austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931).

Else é uma rapariga da média burguesia vienense, que, aos 19 anos, se vê na situação de ter de encontrar trinta mil florins para salvar a família da ruína. Apesar da revolta que sente, acabará por fazê-lo de maneira surpreendente. Ambígua e aparentemente inconsciente, Else revelará um lado profundamente sombrio. Escrito como «monólogo interior», o romance traça um retrato muito belo de uma jovem mulher.

O Teatro da Cornucópia, dirigido por Luis Miguel Cintra e Cristina Reis, tem estado presente regularmente no Festival. A alta qualidade dos seus trabalhos é sobejamente conhecida do público. Como encenador e actor Luis Miguel Cintra ocupa um lugar de especial prestígio no teatro português.

Arthur Schnitzler (1862-1931) foi um dramaturgo, romancista e contista austríaco. Forma-se em medicina, em 1885, pela Universidade de Viena. Exerce a profissão até 1894, quando decide dedicar-se à literatura. Começa a carreira literária aos 18 anos, com a publicação de A canção de amor da bailarina. Como escritor, fica conhecido com a publicação de Anatol (1893) e Dança de roda (1897) – peças que descrevem a atmosfera de erotismo e melancolia da Viena do fim-de-século, e causaram escândalo quando encenadas. É autor de O caminho solitário (1908), que trata do anti-semitismo da época: o mesmo tema da sua tragédia Professor Bernhardt (1912). Escreveu ainda muitos outros livros, entre os quais O retorno de Casanova (1918), Menina Else (1924) e Breve romance de sonho (1926).

Intérprete Rita Durão
Cenário e figurinos Cristina Reis
Desenho de luz José Álvaro Correia
Tradução José Vieira Mendes


21h30 Qua 8
18h00 Qui 9


Língua Português
Duração 2h00
Classificação M12


Fórum Romeu Correia – Almada Auditório Fernando Lopes-Graça




BILHETEIRA