CTAlmada
PÁGINA PRINCIPAL
ESPECTÁCULOS
ACTOS COMPLEMENTARES
FICHA TÉCNICA
BILHETEIRA
CONTACTAR

TEATRO

O avarento

MOLIÈRE
Encenação de Rogério de CARVALHO

  ENSEMBLE - SOCIEDADE DE ACTORES TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
Porto | PORTUGAL 


O avarento
O avarento

O avarento
O avarento

Voltar atrás...




A peça O avarento (1668) é possivelmente a comédia mais dura de Molière, aquela onde Jean-Baptiste Poquelin melhor soube traduzir as patologias do humano num predatório jogo burlesco de onde ninguém sai ileso, porque aqui não há inocentes para resgatar. Na senda da revisitação cénica de clássicos da literatura dramática universal, o Ensemble recupera em boa hora este texto. O pulmão! O pulmão! de Toinette, em O doente imaginário, ecoa no Dinheiro! Dinheiro! de Harpagão – nome cuja etimologia, não por acaso, remete para rapacidade – em O avarento do mesmo Molière, esse grande especialista da neurose e da repetição. Com o dramaturgo francês e com a sua galeria de personagens obsessivas, agarradas à loucura de dominar, angustiamo-nos e rimo-nos das permanências, das teimosias, da História.

Rogério de Carvalho, colaborador habitual do TMA, nasceu em Angola, em 1936. Fez o curso de Actores do Conservatório Nacional. Professor na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto, obteve o Prémio de Crítica para a Melhor Encenação, em 1980, com Tio Vânia, de Tchecov, e o Prémio Garrett, em 1989, com O paraíso não está à vista, de Rainer Werner Fassbinder. Na Companhia de Teatro de Almada, dirigiu alguns trabalhos marcantes como As três irmãs, de Tchecov (2002), ou Uma longa jornada para a noite, de Eugene O’Neill (2009). Dirigiu espectáculos para companhias e grupos como Ensemble - Sociedade de Actores, As Boas Raparigas Vão para o Céu e as Más para Todo o Lado, A Escola da Noite, o Teatro Nacional São João e O Bando.

Intérpretes António Parra,Clara Nogueira, Emília Silvestre, Isabel Queirós,Ivo Luz Silva, Jorge Pinto, Júlio Maciel, Miguel Eloy, Pedro Galiza, Tiago Araújo, Vânia Mendes
Tradução Alexandra Moreira da Silva
Cenário Pedro Tudela
Figurinos Bernardo Monteiro
Desenho de luz Jorge Ribeiro
Sonoplastia Ricardo Pinto
Assistente de encenação Emília Silvestre


QUI 8 22H00

Língua Português
Duração 2H00 (com intervalo)
Classificação M/ 12


Escola D. António da Costa – Almada Palco Grande




BILHETEIRA

Imprimir   Imprimir