MACBETH AFTER SHAKESPEARE<br/><i>Macbeth a partir de shakespeare</i>

Ivica Buljan regressa ao Festival de Almada depois de, no ano passado, se ter apresentado em Portugal pela primeira vez com A linha amarela. Este ano traz-nos Macbeth segundo Shakespeare, de Heiner Müller (1929-1995), numa versão já premiada em festivais de teatro internacionais e uma estreia absoluta no nosso País. Macbeth segundo Shakespeare é considerado um dos mais brutais exemplos do exercício de tradução/adaptação frequentemente realizado por Müller a partir de textos de outros autores: como na peça de Shakespeare, Macbeth é um valoroso cavaleiro escocês que, depois de ficar a conhecer as profecias de três bruxas, assassina o rei Duncan de modo a usurpar o trono da Escócia e rapidamente se transformar num tirano impiedoso. O dramaturgo alemão tende, no entanto, a diminuir o peso da predestinação e a agudizar, na sua peça, o ciclo de violência e a crueldade dos protagonistas – em consonância com a sua ideia da História como contínua catástrofe e, concretamente, com a agitação social e política do período em que viveu, muito marcado pela situação da antiga URSS.

Ivica Buljan (n. 1965, Sinj, Croácia), encenador e professor de teatro, foi director artístico do Teatro Nacional da Croácia e co-fundador do Teatro do Mundo, em Zagreb, e do Mini Teater, em Liubliana. Em 2012, recebeu o Prémio Persen, a mais alta distinção cultural do Estado esloveno. A sua encenação de Macbeth segundo Shakespeare foi já distinguida com o Prémio Villanueva da Crítica Cubana 2009 e com o Grand Prix do 44.º Borstnik Festival, na Eslovénia.

_____________________________________________

ENGLISH VERSION

Macbeth after Shakespeare is one of the most brutal examples of Müller’s adaptations and translations: Shakespeare’s original is shaped according to Müller’s idea of History – largely acquired in the context of life in the USSR – Fate no longer ruling overbearingly over the actions of the characters, accentuating the endless cycle of violence and cruelty.



Mini Teater Slovenia

Co-produção: Novo Kazalište Zagreb Croatia, Cankarjev dom Ljubljana