TANDEM
Uma bicicleta tandem é um daqueles biciclos movidos por dois pares de pedais; uma bicicleta para duas pessoas, na qual, embora haja um só guiador, o esforço para a locomoção é mútuo. Este conceito serviu de base ao espectáculo da dupla de criadores Sabino Civilleri e Manuela Lo Sicco, resultante de uma encomenda que lhes pedia que partissem de uma premissa de colaboração e junção de esforços. A esta empresa juntaram-se ainda o cantautor Davide Livornese, o cenógrafo Mario Petriccione e a dramaturga Elena Stancanelli – para não falar das duas actrizes, claro está. De facto, o que é um espectáculo de teatro se não uma geringonça movida a tantos pedais, uns mais visíveis que outros? Tandem é pretexto para uma reflexão lírica e cómica sobre a vida, em geral, e o mundo dos jovens, em particular. Sobre a necessidade de mudança e sobre os mecanismos e as dores que nos fazem passar da juventude à idade adulta.

Sabino Civilleri e Manuela Lo Sicco estiveram com Emma Dante na fundação, em 1999, da companhia siciliana Sud Costa Occidentale. A partir de 2011 seguiram um percurso autónomo, fundando a Associazione Culturale Civilleri/LoSicco, que tem colaborado em co-produções com diversas estruturas e teatros italianos.
_____________________________________________

ENGLISH VERSION

In Tandem two young actresses start from the idea of mutual collaboration (necessary to move on these bicycles) in order to talk about life and theatre. Tandem is also a play about growing up – and the joys and sorrows attached. Manuela Lo Sicco, author and actress, was one of the founders of Emma Dante’s Sud Costa Occidentale.



Associazione Culturale Civilleri/LoSicco

Apoio: Instituto Italiano de Cultura