TRÓPICO DEL PLATA<br/><i>Trópico do Mar da Prata</i>
No nosso imaginário, Buenos Aires seria uma espécie de velha capital europeia enxertada num continente novo, cujos habitantes resultariam do cruzamento de italianos com espanhóis, rivalizando eternamente com os seus vizinhos brasileiros. Mas a realidade portenha vai para além do folclore do tango, dos teatros frenéticos da Avenida Corrientes ou do cosmopolitismo boémio do bairro de Palermo. Trópico do Mar da Prata fala-nos de uma faceta invisível para quem vem de fora: uma mulher originária da província vê-se na circunstância de ter de vender o corpo para sobreviver. Para mal dela, o seu intermediário na relação com os clientes é também o homem que ama e que a espanca. Trópico do Mar da Prata tem traços do Mar del Plata que lhe dá o nome: um baile de máscaras regado a cerveja e cocaína, uma crioula que ama desarrazoadamente, e a comunhão em cena entre os conceitos de corpo e cenário. Como se para os argentinos representar fosse tão natural quanto viver. A interpretação de Laura Nevole valeu-lhe duas nomeações para Melhor Actriz.

Rubén Sabadini (n. 1969) é actor, encenador e dramaturgo, fazendo parte da geração de artistas formada por mestres como Ricardo Bartís. Estudou também dramaturgia com autores como Rafael Spregelburd e Lola Árias. É actualmente o programador do VERA VERA Teatro, uma sala independente que se dedica à promoção de jovens artistas das artes cénicas.
_____________________________________________

ENGLISH VERSION

Trópico del Plata is a monologue in which a woman (a prostitute in love with her gigolo) confesses her difficulties in coping with the opposite feelings towards her man. Laura Nevole, on a tremendous interpretation, guides us through the suburbs of Buenos Aires, where love rhymes with violence not few times.



La Carpinteria Teatro