HOMOLOGIA
Em Homologia a jovem companhia italiana DispensaBarzotti ocupa-se justamente do mundo dos velhos, inspirando- se na obra que o antropólogo inglês Daniel Miller publicou em 2008: The Comfort of Things. Neste livro são-nos franqueadas as portas das casas de 30 londrinos contemporâneos, que compõem uma galeria de retratos de entre os quais sobressai o de George, um solitário de 75 anos cujo apartamento se encontra surpreendentemente despojado de quaisquer objectos – tal como a sua vida. Vazio foi o título encontrado para o referido retrato, e George é a figura que inspira este colectivo de jovens artistas para, sem recorrer às palavras, criar um espectáculo onírico e comovente sobre a solidão na terceira idade. Precisamente num daqueles dias do ano em que é mais difícil estar-se sozinho: no dia do aniversário de George.

O grupo DispensaBarzotti nasceu em 2014, fruto da colaboração entre Alessandra Ventrella e Rocco Manfredi – ambos formados na Academia Paolo Grassi, em Milão. Em 2015 estreiam La morte tifa Barbie, um espectáculo de rua que faz uma digressão de três meses em Itália e que recebe o prémio Gianni Damiano. Homologia, a segunda criação da companhia, viu a sua cenografia ser reconhecida com o prémio Generazione Scenario.
_____________________________________________

ENGLISH VERSION

Homologia is inspired on the album The Comfort of Things, by the English anthropologist Daniel Miller. Photographing the homes of 30 Londoners, Miller found the lonely 75 years old George, whose house was completely empty. George is the old man in which DispensaBarzotti based their show, on a play with no words and simultaneously onirical and moving.



DispensaBarzotti

Apoio: Instituto Italiano de Cultura