THANKS FOR VASELINA
Os EUA decidem bombardear o México, destruindo as plantações de droga. Fil e Charlie, trintões e desempregados, dedicam-se ao cultivo de marijuana e decidem exportar charros de Itália para a América do Sul, invertendo as leis naturais do mercado. Wanda, uma obesa que frequenta um grupo de auto-estima, revela-se entretanto aos olhos de ambos como o correio perfeito para a operação. Com a cumplicidade de Lucia, mãe de Fil e adita ao jogo, os dois jovens deitam mãos à obra. Tudo se complica, no entanto, quando após uma ausência de 15 anos regressa a casa Annalisa, que não é mais do que o pai de Fil, entretanto tornado transexual... Thanks for Vaselina, dedicado a todos os familiares das vítimas e a todas as vítimas dos familiares, serve-se de um enredo delirante para espetar farpas nalguns paradoxos do nosso tempo. De Filippo do século XXI?

Em 2007 os actores Massimiliano Setti, Gabriele Di Luca e Luisa Supino fundam a Carrozzeria Orfeo com o objectivo de serem os autores dos seus próprios espectáculos. Carroçaria Orfeu, em português, nasce da contraposição de duas palavras bem distintas, opondo o desgaste da profissão de artista, o sacrifício e o artesanato à pulsão do onirismo e da abstracção artística. Em 2012 o grupo recebeu o Prémio da Crítica para Melhor Companhia.
_____________________________________________

ENGLISH VERSION

The young Italian theatre collective Carrozzeria Orfeo imagined a delirious plot in order to denounce some nowadays paradoxes: two unemployed 30 years old friends decide to export marijuana from Italy to South America, against the natural course of the market. We can feel some De Filippo on this modern farce.



Carrozzeria Orfeo

Co-produção: Fondazione Pontedera Teatro
Apoio: Instituto Italiano de Cultura