A PERNA ESQUERDA DE TCHAIKOVSKI
Quando na quadra natalícia nos sentamos confortavelmente para assistirmos a um bailado, à partida será difícil pormo-nos a imaginar as vidas (as dúvidas, as angústias, as lesões) das etéreas bailarinas que desafiam a lei da gravidade no palco. E, neste espectáculo, é exactamente esse o tema principal. Tiago Rodrigues pediu a Barbora Hruskova que lhe falasse acerca do que significava para ela pôr termo à sua carreira de primeira bailarina, no ano de 2014, aos 42 anos de idade. O pianista Mário Laginha acompanha a intérprete neste monólogo irónico, comovente e (sobretudo) corajoso, visitando alguns dos compositores cujos temas marcaram a carreira de Hruskova, inclusive com músicas originais. Assistir a A perna esquerda de Tchaikovski há-de fazer-nos olhar de outra forma para os cisnes deslizando no palco, pelo Natal.

A Companhia Nacional de Bailado foi fundada em 1977. Tem apresentado, nos mais importantes palcos do País, peças do repertório clássico e criações contemporâneas, de origem nacional e estrangeira, como Cinderela, O lago dos cisnes e Giselle. O bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro, último director do Ballet Gulbenkian, assume, desde 2016, a sua direcção artística. Em 2017 a CNB assinala os seus 40 anos de existência com uma digressão nacional, com 43 espectáculos em Portugal continental e ilhas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENGLISH VERSION


What does it mean for a ballerina to put an end to her career? Tiago Rodrigues asked Barbora Hruskova to talk about this moment, when all the glories and hardships come, like a flash, to a ballerina’s mind. The pianist Mário Laginha created a soundtrack for Barbora’s story and will share the stage with her.



Companhia Nacional de Bailado