Companhia de Teatro de Almada

O PELICANO

de August Strindberg
encenação de Rogério de Carvalho

Na Idade Média, acreditava-se que o pelicano era uma das aves mais zelosas para com a sua prole, dando-lhe de beber do seu próprio sangue quando a comida escasseava. Nesta peça, Strindberg explora a ambivalência do mito, a fronteira ténue que este desenha entre a vida e a morte. Retrata, em palco, a vida caótica e disfuncional de uma família que, no seguimento da morte do pai e do casamento da filha com o amante da progenitora, se precipita para a tragédia. Uma mãe egoísta e manipuladora é a origem e o fim de todas as tensões, nada fazendo, por exemplo, para contrariar o rumo desolador de um filho entregue ao álcool e de uma filha que, por sua culpa, não conhece a felicidade conjugal.

August Strindberg (1849-1912) foi um importante dramaturgo, romancista e contista sueco. A sua modernidade advém da forma como, em muitas peças, combinou o Naturalismo e a Psicologia, dando origem a textos inovadores no contexto europeu e que hoje são considerados precursores de correntes como o Expressionismo e o Surrealismo. Entre as suas obras mais importantes destacam-se O pai (1887), A menina Júlia (1888), Credores (1888) e A sonata dos espectros (1907).

Rogério de Carvalho (n. 1936) tem encenado nos principais teatros portugueses. Recentemente, a APCT distinguiu a sua encenação de O doente imaginário, de Molière, como o Melhor Espectáculo de 2012. Em 2014, foi a vez do jornal Público considerar a sua encenação de As confissões verdadeiras de um terrorista albino um dos melhores espectáculos do ano.


Intérpretes Adriano Carvalho, Joana Francampos, Maria Frade, Pedro Walter e Teresa Gafeira

Tradução Gastão Cruz
Cenário José Manuel Castanheira
Figurinos Mariana Sá Nogueira
Luz José Carlos Nascimento
Caracterização Sano de Perpessac
Voz e elocução Luís Madureira

20 FEVEREIRO a 08 MARÇO, 2015
QUA a SÁB às 21h30 | DOM às 16h00

PALCO DA SALA PRINCIPAL | M/12 | 1H30

CONVERSA COM O PÚBLICO
SÁB 21 FEV ÀS 18H00

T E A T R O


Copyright © CTAlmada 2017 todos os direitos reservados -- website by JF