Comuna – Teatro de Pesquisa

CRISE NO PARQUE EDUARDO VII

a partir de I’m Not Rappaport, de Herb Gardner
adaptação, versão cénica e encenação de João Mota

Os bancos de jardim são paragens tentadoras para idosos solitários, e João e Hugo encontram-se à sombra de um, no coração de Lisboa. O primeiro é um encarniçado comunista; o segundo, um velho porteiro reformado. João Mota, no papel de encenador, gosta de os comparar à dupla mais famosa da literatura espanhola: D. Quixote e Sancho Pança. Conversam, resmungam, confrontam opiniões e maneiras de estar na vida e na velhice. À sua volta, gravitam Daniel, o presidente da Comissão de Condóminos; Clarisse, ex-toxicodependente que continua a ser perseguida por Black, o passador do bairro; Diogo, o jovem que lhes crava dinheiro sob pena de não lhes dar sossego; e Catarina, a filha de João, que, do alto da sua maturidade, julga que o melhor é pôr o pai num lar de terceira idade. Para João Mota, esta “comédia cruel” debruça-se, sobretudo, sobre a epidemia de indiferença que grassa nos meios urbanos.

Herb Gardner (1934-2003) foi um célebre dramaturgo norte--americano, cuja obra foi representada na Broadway e adaptada ao cinema. Foi distinguido com o Tony Award em 1986 com a peça I’m Not Rappaport e esteve nomeado, em 1983, para o Pulitzer de Teatro com a peça Conversations with My Father.

João Mota (n. 1942) iniciou a sua carreira na Emissora Nacional e ingressou no Teatro Nacional D. Maria II em 1957, aí permanecendo durante dez anos. Fundou a Comuna – Teatro de Pesquisa em 1972, companhia que ainda hoje dirige. Foi director artístico do TNDM II (2011-2014) e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema.


Intérpretes Carlos Paulo, Elsa Galvão, Gonçalo Botelho, Hugo Franco, Igor Sampaio, Maria Ana Filipe e Miguel Sermão
Tradução João Paulo Moreira
Cenografia João Mota
Pintura de espaço cénico Renato Godinho
Desenho de luz Paulo Graça
Figurinos Carlos Paulo

10 de FEVEREIRO, 2018
Sábado às 21h

SALA PRINCIPAL | M/12 | Duração: 1h30

CONVERSAS COM O PÚBLICO: 10 DE FEVEREIRO ÀS 18H

A C O L H I M E N T O


Copyright © CTAlmada 2018 todos os direitos reservados -- website by JF