ACTOS COMPLEMENTARES

O SENTIDO DOS MESTRES

Apoio: Share Foundation

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JUNI DAHR

 

Iniciado em 2014, o curso O sentido dos Mestres já trouxe a Almada encenadores como Luis Miguel Cintra, Peter Stein e Ricardo Pais. Mantendo a alternância entre criadores portugueses e estrangeiros, em 2017 será a actriz e encenadora norueguesa Juni Dahr a responsável pela formação. Em quatro sessões práticas, Juni Dahr partilhará as suas experiências, decorrentes do seu percurso enquanto criadora de teatro independente, com os amantes de teatro e os artistas portugueses. Há já vários anos que a encenadora investiga as personagens femininas de Ibsen, que tem interpretado nas mais variadas paragens, para públicos e culturas bastante díspares. As quatro sessões de trabalho em Almada focar-se-ão na interpretação e nos seus diferentes métodos, no treino físico, e na exploração do espaço e do texto, partindo do universo de Ibsen.



SEG 10 Jul > 15:00
Como interpretar os textos de Ibsen, escritos há mais de cem anos?

TER 11 Jul > 15:00
A arena: como explorar um espaço vazio, ou não convencional? A relação com o público.

QUA 12 Jul > 15:00
As personagens femininas e masculinas de Ibsen: relações, sensualidade, intimidade.

QUI 13 Jul > 15:00
Métodos de actuação. Corpo e espaços. Memória, sentidos e respiração. A interpretação de um texto.

ALMADA
CASA DA CERCA
Centro de Arte Contemporânea


Juni Dahr recebeu a formação clássica de actriz na Academia Norueguesa de Teatro. Estudou ainda no Laboratório de Grotowski, na Polónia; no Actor’s Studio de Nova Iorque; e na Escola Jacques Lecoq de Paris. Durante vários anos integrou o elenco do Teatro Nacional de Bergen, na Noruega, iniciando em seguida uma carreira internacional com a sua própria companhia: o Visjoner Teater. O espectáculo Ibsen Women veio ao Festival de Almada em 2013, e no ano passado Juni Dahr regressou com uma Hedda Gabler adaptada ao espaço da Casa da Cerca. O público do Festival de Almada votou nessa peça para que regressasse este ano como Espectáculo de Honra.

A INSCRIÇÃO NO CURSO FAZ-SE MEDIANTE O ENVIO DE CV E CARTA DE MOTIVAÇÃO PARA GERAL@CTALMADA.PT E TEM UM CUSTO DE 20€ (10€ PARA ASSINANTES DO FESTIVAL). AS SESSÕES SERÃO EM INGLÊS.