Bob Wilson de volta

Das duas vezes em que o Festival de Almada apresentou encenações de Robert Wilson, o Expresso considerou-as o Melhor Espectáculo do Ano: Mary said what she said (2019), protagonizada por Isabelle Hupert, e I was sitting on my patio (2023), concebida em parceria com Lucinda Childs. Relative calm, que este ano sobe ao palco do Centro Cultural de Belém a 12 e 13 de Julho, foi criada originalmente em 1981 também em colaboração com a coreógrafa norte-americana. Em 2021, durante o período de pandemia, estas duas figuras maiores da cena moderna dedicaram-se à sua recriação, em Toulouse.

Em 2024 o Festival de Almada volta a programar um alargado conjunto de espectáculos representativos das distintas tendências das artes de palco hodiernas. A arte dramática — e também as suas contaminações pela dança e pela música — volta a protagonizar o encontro entre os criadores e o público, nos mais palpitantes quinze dias da temporada teatral portuguesa.

APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO INTEGRAL
Sexta-feira, 14 Junho às 21h00

 

RELATIVE CALM

Visitando ambientes musicais tão distintos quanto os de Jon Gibson (Rise), Igor Stravinsky (Pulcinella suite), e John Adams (Light over water), em Relative calm a dupla Wilson/Childs cria uma verdadeira máquina hipnótica assente no movimento, no som, na imagem e na luz, consonando uma súmula perfeita do espaço e do tempo. Os extraordinários intérpretes do colectivo de dança MP3 Project, dirigidos por Michele Pogliani, revelam-se exímios na inaudita tarefa de fundir o universo da dança pós-moderna norte-americana com o dos ballets russes. Sobre a sua já longa colaboração com Lucinda Childs, Robert Wilson revela que “sempre partilhámos a mesma noção de tempo e de estrutura de uma criação, o que é muito raro: nunca precisamos de falar muito, visto pensarmos da mesma forma”.

Centro Cultural de Belém • 12 e 13 de Julho

 

JOGGING

No último dia de Festival do ano passado o público votou para que a peça a regressar este ano como Espectáculo de Honra fosse Jogging, da actriz e encenadora Hanane Hajj Ali. Partindo do mito de Medeia, esta criadora aborda a condição feminina no Líbano, a sua terra natal, revelando que “a censura jamais autorizaria a representação desta peça nas salas de teatro convencionais do meu país, devido aos temas polémicos que levanta”. Apresentado um pouco por todo o Mundo, inclusive nos festivais de Avignon e Edimburgo, Jogging tem-se revelado um espectáculo “brutal” (I/O, França); “gloriosamente empolgante” (The Skinny, Escócia); “com um ritmo soberbo” (Arts Equator, Singapura); “irónico, mas também cruel” (American Theatre, EUA).

Incrível Almadense • 05 a 07 de Julho

 

SANS TAMBOUR

Apresentado no Festival d’Avignon 2022, Sans tambour é uma criação do mítico teatro de Peter Brook — o Théâtre des Bouffes du Nord —, tendo-se revelado instantaneamente o espectáculo-sensação do certame provençal. O Le Monde saudou “a disposição um tanto desvairada que reina nesta peça”, concluindo que o encenador francês Samuel Achache “inventa relações inauditas entre o teatro e a música, com uma graça e um humor fora-de-série”. Partindo de um conjunto de lieder de Robert Schumann interpretados ao vivo (aos quais, de facto, os tambores não são chamados), os intérpretes de Sans tambour versam sobre o amor — sobretudo sobre o seu fim. E, acto-contínuo, a casa em que essas relações fenecem vem, literalmente, abaixo. Quem disse que as paixões inconciliáveis não podem ser divertidas?

Teatro Municipal Joaquim Benite • 09 e 10 de Julho

 

ALÉM DA DOR

Além da dor, de Alexander Zeldin, foi estreada em Março de 2022 pela Companhia de Teatro de Almada. Durante a carreira da peça, o Jornal de Letras destacou que “Rodrigo Francisco dirigiu com minúcia e eficácia um pequeno grupo de actores” — de facto, esta criação foi nomeada para um Globo de Ouro e venceu o prémio de Melhor Espectáculo do Ano, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. É-nos contada a história de quatro trabalhadores de limpezas numa fábrica de processamento de carne. São precários, em toda a acepção da palavra. Não podem tirar um dia de folga para cuidar de uma filha doente. Não têm condições para recusar os turnos nocturnos que mais ninguém quer. São as peças descartáveis de um capitalismo sem rosto.

Teatro Municipal Joaquim Benite • 05 a 17 de Julho

Assinaturas para todos os espectáculos já à venda

11 criações internacionais . 8 criações nacionais . 8 palcos em Almada e Lisboa

Assinatura Geral 90€
Assinatura Clube de Amigos do TMJB* 72€

*Com cartão válido, pelo menos, até 18 de Julho

A Assinatura do Festival de Almada dá acesso a todos os espectáculos, numa das sessões programadas.
O título de Assinatura deverá ser trocado pelos respectivos bilhetes para cada sessão, na bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite, a partir de 15 de Junho.


As Assinaturas podem ser adquiridas na bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite, nas lojas FNAC e em www.ctalmada.pt.

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